Abridor de Vinho

Exibindo 1–24 de 35 resultados

Exibindo 1–24 de 35 resultados

O ABRIDOR DE VINHO: UM ITEM INDISPENSÁVEL À MESA

O abridor de vinho é conhecido e apreciado há décadas. O seu aço robusto e seu formato de rabo de porco estão ligados a uma realidade simples e surpreendente: a abertura das garrafas! Não existe nada tão simples e tão eficaz quanto ele. Frequentemente, os degustadores esporádicos que não estão bem equipados no momento de consumir o famoso líquido. O abridor de vinho é, portanto, a melhor alternativa para remover a rolha de cortiça do gargalo da garrafa. Infelizmente, seu uso é mal-difundido e até mesmo temido por muitos. Isso implica em numerosos problemas, como pedaços de cortiça dentro da garrafa, ou rolhas que se partem. Isto são ainda mais motivos para procurar um produto de qualidade!

A HISTÓRIA DO SACA-ROLHA

O homem e o vinho, essa é uma história de amor que perdura ao longo dos séculos! Dionísio, o deus grego do vinho, que o diga. Os primeiros registros da utilização do vinho remontam ao século XV. Mas é oficialmente ao longo do século XVII que o abridor de vinho fez a sua aparição. Por quê? Graças aos ingleses! Eles eram, na época, os maiores consumidores de vinho no mundo. Ao perceberem que essa bebida resistia mais à passagem do tempo sendo armazenada em garrafas de vidro, e que era muito difícil remover a rolha devido à pressão de oxigênio, eles decidiram por inventar o saca-rolha. Inicialmente, eles se inspiraram nas ferramentas para limpeza de fuzis. Os ferreiros da época que o construíram. Samuel Henshall foi o primeiro a depositar a patente do saca-rolha, em 1795!

COMO USAR O SEU SACA-ROLHA?

Quando chega a hora de abrir desarrolhar uma garrafa, sempre tem algum especialista por perto! Mas se este não é o caso, e você não sabe como fazer, nós iremos te ensinar como retirar a rolha do gargalo da garrafa. Tudo se resume a não forçar a saída. Para um abridor de vinho clássico, enfie suavemente a ponta até a parte plana da haste de aço em formato de rabo de porco. Em seguida, gire progressivamente sem mudar a sua trajetória. Exceto o modelo em “T”, os abridores de vinho são frequentemente munidos de mecanismos para facilitar o desarrolhamento. Estes mecanismos funcionam como um sistema de alavancas que é apoiado sobre a borda do gargalo da garrafa de vidro.

OS DIFERENTES TIPOS DE SACA-ROLHA

Os saca-rolhas evoluíram com o passar do tempo. O modelo clássico é destinado aos iniciantes que buscam uma ferramenta prática e acessível, mas os grandes apreciadores podem se interessar pelos modelos elétricos e mais aprimorados.

Veja uma lista dos saca-rolha disponíveis no nosso site:

– a “faca de sommelier” ou “limonadier”, com uma única alavanca, que podem ser dobrados e inseridos em um canivete suíço;

– o abridor de vinho com dupla alavanca, conhecido como “Charles de Gaulle”, com suas duas alavancas de tração;

– o modelo em “T”, atemporal, com uma alça sofisticada normalmente em madeira ou em plástico;

– o abridor de vinho elétrico, totalmente automático, que remove a rolha de cortiça sem esforço algum.

Alguns modelos possuem tripés e outras funcionalidades engenhosas para otimizar os seus esforços. Desarrolhar uma garrafa se torna então uma experiência prazerosa em si mesma. A bebida se conquista! E você, qual abridor de vinho mais te agrada? Conheça também toda a nossa linha de decantadores para apreciar ainda melhor os aromas do seu vinho.