É rara alguma ocasião em que eu não termine uma garrafa de vinho. Não consigo aguentar a ideia de abandonar e desperdiçar esse néctar divino.
Algumas vezes, no entanto, não me resta escolha a não ser guardar o restante do vinho para depois. Então vamos aprender a guardar e preservar o vinho da melhor maneira, e entender por quanto tempo ele vai durar.
Como guardar vinho aberto
Por que o vinho tinto estraga após aberto?
A ação do oxigênio sobre o vinho é transformá-lo em vinagre; dessa maneira, o foco é reduzir a quantidade de oxigênio em contato com o vinho ao guardá-lo. Existem alguns métodos utilizados para prolongar sua vida útil, todos baseados em minimizar a exposição ao oxigênio, seja substituindo-o ou removendo-o, ou então reduzindo a superfície de contato do vinho. Com o TLC necessário, alguns vinhos podem ser armazenados por até uma semana.
A base do processo
O trabalho para armazenar um vinho começa assim que você o abre, portanto, há algumas regras básicas a se seguir: sempre feche a garrafa com a rolha após servir em uma taça de vinho. Mantenha a garrafa aberta em um local longe da luz em uma adega de vinho ab abaixo da temperatura ambiente – quando armazenado em baixa temperatura, todas as reações químicas se desaceleram, inclusive a oxidação. Um vinho fechado com a rolha e dentro da geladeira se mantém relativamente fresco durante 3 a 5 dias. É um bom começo, mas acho que podemos ir mais longe!
Dicas para manter o frescor
- Para melhores resultados, guarde a garrafa na vertical para minimizar a superfície exposta ao oxigênio.
- Mudanças drásticas de temperatura podem estragar o vinho, então tome cuidado para prevenir choques térmicos.
- Você pode aquecer a garrafa de vinho depois com água morna, mas tome cuidado para não usar água quente – ela deve estar a poucos graus acima da temperatura ambiente.
O que evitar ao guardar vinho tinto
- Não Guardar a garrafa deitada – aumenta a área exposta ao oxigênio.
- Não Guardá-la perto da janela – a exposição ao sol danifica o vinho.
- Não Armazená-lo a mais de 21°C – é melhor colocá-lo na geladeira!
Se você não quer comprar nenhum utensílio de preservação de vinhos, considere realocar o vinho em um recipiente menor, para diminuir a área de líquido exposta ao oxigênio.
Comprando um preservador de vinhos
Existem algumas variedades no mercado de preservadores de vinhos, mas não são todas que funcionam bem: algumas são verdadeiras ajudas, enquanto outras são pura enganação.
Reduzimos os modelos a duas categorias fundamentais: a preservação à vácuo e a preservação com gás.
Bomba de Vácuo
A opção mais acessível. As bombas de vácuo podem não ter um sistema de preservação tão apropriado, mas é ótimo para as degustações casuais. Nós testamos vinhos armazenados na geladeira por até duas semanas que ainda se mantiveram frescos.
A Vacu Vin é uma ótima pedida para o degustador diário de vinho. Sinceramente, todos deveriam ter uma.
Gás de Preservação
A opção para os entusiastas. O Coravin foi inventado em 2011, mas só chegou ao mercado dois anos depois. Este não é um aparelho barato (gira em torno de duzentos a quatrocentos dólares), mas é um belo achado para os verdadeiros entusiastas. Suas agulhas perfuram a rolha, extraem o vinho e colocam gás de árgon em seu lugar. Testamos um vinho durante 10 meses sendo armazenado em condições não tão apropriadas, e nos surpreendemos com o frescor do vinho.
O gás para preservação é a melhor maneira de saborear seu vinho preferido sem abrir a garrafa toda. Descubra como abrir uma garrafa de vinho sem um abridor de vinho.