Garrafas de vinho com rolha normalmente possuem um lacre de alumínio em volta do gargalo; entre os amantes de vinho, esse lacre é chamado de cápsula.
Ainda que o propósito dessas cápsulas seja quase que inteiramente ornamental, elas ainda têm um propósito: proteger a rolha durante os processos de armazenamento, transporte e envelhecimento – isso é importante principalmente para os vinhos que serão envelhecidos por um longo período de tempo em uma adega de vinhos. A umidade e as mudanças de temperatura são os principais agentes danificadores das rolhas, e a cápsula serve de barreira entre elas e o ar ao redor.
Existem três maneiras de se remover essa cápsula corretamente. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor como executá-las:
1 – Corte o alumínio com um saca-rolhas com faca
Essa é a maneira mais utilizada por profissionais para remover o lacre de alumínio das garrafas de vinho. Se você já pediu vinho num restaurante, o garçom ou sommelier provavelmente a abriu com uma faca embutida num saca-rolhas. Caso você esteja querendo impressionar, essa é uma ótima maneira de abrir a sua próxima garrafa de vinho.
- Primeiro, certifique-se de ter um saca-rolhas com uma faca bem afiada embutida. Pressionando a superfície sem corte da lâmina com seu dedão, corte o alumínio em volta do gargalo até a metade;
- Em seguida, faça um corte na direção contrária, começando do mesmo ponto do corte inicial. Preste atenção para cortar logo abaixo do bocal;
- Por último, faça o corte final no alumínio em sentido vertical, passando por cima das lombadas do bocal. Esses três cortes devem garantir uma remoção fácil da cápsula envolta na rolha.
É importante fazer os dois primeiros cortes logo abaixo das lombadas do bocal – isso garante que o vinho não irá entrar em contato com o alumínio ao ser servido.
A maioria dos abridor de vinho terão facas pequenas embutidas no cabo; é importante garantir que a lâmina continue afiada, para evitar de mastigar o alumínio ou emperrar ao tentar remover o lacre, causando um acidente.
2 – Use um cortador de lacre de vinho
Você pode encontrar no mercado cortadores de cápsulas de vinho projetados para remover o alumínio com facilidade. São ferramentas pequenas, que normalmente contam com a ajuda de lâminas rolantes capazes de remover o lacre num rápido movimento.
Para manejá-lo, é muito fácil: basta posicioná-lo no topo da garrafa, e, então, girá-lo para remover o lacre.
Estes abridores, no entanto, não são capazes de realizar o corte abaixo do bocal, o que pode resultar no encontro do vinho com o alumínio na hora de servir. Além de poder causar uma grande sujeira, você definitivamente não quer nada tocando em seu vinho até que ele atinja a taça de vinho. Pode haver a presença de substâncias no lacre que alterem o sabor e a textura do vinho, portanto, os cortadores não são uma opção tão popular quanto as facas de saca-rolhas.
Apesar de não cortar a cápsula abaixo do bocal, os cortadores de lacre de vinho são uma ótima escolha para o dia a dia; também podem ser úteis para pessoas com dificuldades motoras. Esta é a maneira mais fácil de remover uma cápsula de rolha.
3 – Remova o alumínio manualmente
O método preferido dos entusiastas numa fria – é, sim, possível remover o lacre do vinho manualmente. Mesmo não sendo a escolha mais apropriada, ainda é muito efetiva.
Para remover o lacre sozinho, você precisa segurar firmemente o gargalo da garrafa; puxe o alumínio e torça-o ao mesmo tempo; com um certo uso da força, o alumínio sairá da garrafa.